As qualidades empreendedoras são as mais diversas, e uma delas é a visualização das possibilidades de negócio.
Para quem quer entrar no meio corporativo são necessárias muitas outras qualidades, que quando ausentes podem prejudicar a empresa facilmente.
Disciplina é uma qualidade importantíssima para o empreendedor, pois organização é à base do sucesso nos negócios, e dando esse exemplo você obtém o mesmo comportamento de sua equipe.
Coragem e ousadia também são qualidades empreendedoras, pois o medo pode acabar paralisando o negócio. Claro que não estamos falando de arriscar sem pensar, e sim de ter iniciativa para tirar ideias e sonhos do papel.
A confiança é muito importante num líder empreendedor, pois na hora que a equipe está desanimada, quem vai sustentar a mesma é essa pessoa, logo é importante que um empreendedor acredite em seu potencial, transmitindo segurança para seus subordinados e credibilidade no mercado.
Sem persistência e determinação um líder não chega a lugar algum, pois durante a vida todos enfrentamos desafios, e isso não será diferente num negócio, logo, resiliência é característica indispensável para o empreendedorismo.
Como o líder que é, o empreendedor precisa ser sensível as outras pessoas, utilizando a educação e a generosidade para obter a confiança das pessoas á seu redor, e mais importante que isso, mostrar a elas o quanto são importantes e como fazem a diferença, dividindo sempre o crédito quando merecido.
Para evitar a perda de qualidade no serviço oferecido, o bom empreendedor sabe manter o foco, identificando as tarefas realmente importantes para a equipe.
Empreender significa basicamente melhorar a forma com que as empresas estavam atuando anteriormente, e para melhorar qualquer coisa a pessoa por trás precisa estar bem e equilibrada no sentido de saúde e vida social, tomando cuidado para não viver em função da carreira apenas, buscando ter relacionamentos fora do trabalho também.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional