A Unesco assegura que a cultura se manifesta de diversas formas “através do tempo e do espaço”, e essa diversidade reflete nas sociedades, que juntas irão formar a humanidade como um todo. A diversidade entre os povos traz muita troca de conhecimento e aprendizagem, porém muitas pessoas não percebem que sem a ela, a existência da humanidade não seria possível.
A diversidade é um fato, e positivo! Porém muitas vezes as sociedades têm problemas em aceitar o “diferente”. Apesar de o Brasil ser um país extremamente diverso, ainda existe muita intolerância para com o próximo.
Essa diferença entre povos é a grande riqueza da humanidade, porém devido à ela muito sangue já foi derramado! Ao longo da história, vimos muita intolerância devido aos gostos e crenças de outras pessoas, resultando em guerras que dizimaram populações inteiras sem piedade.
Assim como a biodiversidade biológica é importante para a natureza, a biodiversidade cultural é para a humanidade, abrindo caminho para as inovações e respeitando os direitos e liberdades específicas. Darwin também falou, e muito sobre a diversidade na “Teoria da Evolução”, onde afirmou que para evolução de qualquer sistema, é necessária a diversidade.
Filósofos atuais concluíram que a diversidade além de ser positiva para a humanidade, irá existir sempre, logo não tem motivos para ser considerada uma coisa negativa, e sim um item necessário para construção de uma história que tenha continuidade.
A diversidade é vista pela Unesco como Patrimônio da humanidade, sendo considerada também como fator de desenvolvimento, ela é caminho para crescimento econômico, e deve ser discutida no âmbito pedagógico, gerando maior satisfação moral e intelectual do indivíduo em si. No mundo de hoje é indispensável o respeito às diferenças entre sociedades ou pessoas, pois essas diferenças que direcionam energia para a criação, aproximando as próprias pessoas.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional