Na sociedade atual as transformações acontecem intensamente rápidas, e as informações também acompanham essa velocidade, logo a importância da afetividade no ensino se torna cada vez maior.
A escola é um lugar onde a maioria das crianças e adolescentes passam ao menos a metade do dia, logo esse local não pode ser apenas para transmitir conhecimento, e sim um ambiente que estimule a criatividade e as descobertas, e que permita a construção desse ambiente em conjunto, com cooperação e afetividade.
Apesar da importância da afetividade no ensino ter um papel indispensável dentro do nosso rol de emoções e sentimentos, não quer dizer que ela signifique apenas algo bom, e sim um dos conjuntos funcionais do indivíduo, que age junto com a cognição durante a construção do conhecimento. Logo podemos dizer que a afetividade é uma necessidade no ensino.
É importante, e também é um dos desafios do professor, ver o aluno como uma pessoa específica e singular, com vivências próprias e únicas, e que está construindo conhecimento a partir de suas percepções, sentidos e também de suas emoções.
A aprendizagem em si pode ser definida como o processo de apropriação de conhecimentos, informações e habilidades, transformando aos poucos cada ser, sempre de acordo com a realidade na qual ele está inserido.
A relação entre afeto e aprendizagem não foi muito discutida no passado, entretanto hoje em dia esse assunto está de volta no meio pedagógico, pois os dois aspectos não devem mais ser analisados separadamente.
É fácil notar que nossas crianças e adolescentes estão sendo ensinados a resolver fórmulas matemáticas e lidar com outros fatores lógicos, mas, não tem nenhuma intimidade com os próprios sentimentos, e não sabem lidar com fracassos e frustrações, pois são treinados para acertar.
Apesar das muitas dificuldades que o professor lida no âmbito escolar, precisamos nos recordar de avaliar os alunos em todos seus aspectos, cooperar na formação de pessoas conscientes e equilibradas emocionalmente para a sociedade.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal & Organizacional
Na área corporativa como Administradora de Empresas desde 1997, trabalhei como Gestora em diversas empresas e desenvolvimento de plano de negócios. Professora e Palestrante desde 2000, Licenciada, Especialização em Logística e Gestão Escolar, Orientadora de TCC, trabalha como Educadora em várias instituições de ensino profissional. Focada no Desenvolvimento e Autoconhecimento para Sensibilização e Despertar da Consciência para o Crescimento Pessoal e Profissional Sustentável e Contínuo. Na área humana, estudou Psicologia Organizacional, exerce a Terapia Quântica, Consteladora Sistêmica Individual e Cabalística entre outras práticas