Todo bom empreendedor tem uma característica em comum, o dom de identificar as oportunidades de negócios, pois é normal que os empreendedores em geral não conseguem diferenciar a “oportunidade” da “ideia de empreendimento”.
A ideia é mais espontânea, incontrolada, remete a algo inovador, enquanto que a oportunidade de negócio aparece devido a alguma necessidade de mercado.
Ao analisar uma ideia de negócio, é necessário um “distanciamento”, como uma avaliação crítica, para que realmente ela seja avaliada imparcialmente.
Para análise dessa oportunidade, muitas variáveis são importantes, como: Avaliação de mercado; Identificação do seu próprio perfil; Valorização de suas ideias; Identificar seu público (seus desejos e necessidades); Perguntar-se sempre quais problemas poderiam ser solucionados, e procure as soluções de fato; Lembrar-se do “timing” da oportunidade, ou seja, programar-se já pensando que o produto/serviço que está fazendo muito sucesso agora, mas infelizmente pode não fazer mais em alguns meses.
Uma oportunidade de negócio pode surgir em qualquer momento, então é importante estar ciente de tudo que acontece relacionado à empresa ou ao mercado o qual o nicho da mesma faz parte, lendo, se atualizando, participando de feiras, trocando informações com clientes e colaboradores, resumindo, esteja atento sempre!
Outro tipo de ajuda para identificar a oportunidade de negócio é o Coaching Corporativo, onde um profissional aplica um treinamento personalizado dentro da empresa para que os profissionais consigam identificar boas oportunidades de negócio no mercado. O Coaching vai usar técnicas e ferramentas para tornar todo tipo de colaborador da empresa apto a analisar as ideias que surgirem e, mais do que isso, vai ajudar a fazer com que as ideias saiam do papel e virem resultados.
Depois de identificar e agarrar a oportunidade de negócios, mesmo depois que parecer que “tudo deu certo”, é importante ficar ciente sempre de que existem melhorias para ser feitas todos os dias dentro de uma empresa.
Outra boa alternativa é o profissional Consultor Administrador com experiência em Análise de Mercado, este fará a elaboração de um relatório analítico com dados e estatísticas que possam orientar nessas decisões.
Na minha plataforma de cursos, o Curso Plano de Negócios – Faça Você Mesmo pode te ensinar este caminho e cooperar de maneira ampla neste conhecimento e estratégia.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional