Como os cursos livres podem cooperar para o seu nível de empregabilidade
Os cursos livres são úteis para melhorar a qualificação profissional das pessoas que não tem uma formação, isso além de atualizar ferramentas ou técnicas necessárias para a melhoria no trabalho de cada um, ou seja, os cursos livres aumentam a taxa de empregabilidade sem dúvida, apesar de fazer parte da educação informal.
O curso livre é diferente do técnico, pois é mais específico ainda, e as empresas que oferecem esses cursos não precisam passar pelo MEC, caracterizando uma maior liberdade na carga horária, conteúdo e método de avaliação.
Alguns exemplos desses cursos são: cursos de tecnologia, idiomas, fotografia, empreendedorismo e coisas do tipo.
Hoje em dia a vida de todo mundo está muito corrida, logo outro ponto positivo do curso livre é a sua duração, pois isso possibilita que as pessoas possam se capacitar nos seus campos de atuação sem faltar ao trabalho ou outras obrigações do dia a dia.

Hoje em dias as empresas precisam estar atualizadas e com profissionais que saibam usar o máximo possível das tecnologias modernas, e o curso livre pode colaborar muito nessa questão. Além disso, para o empregador, ver um currículo em que está visível a atualização periódica dos assuntos de interesse, certamente é um divisor de águas na hora da contratação com o aumento da empregabilidade para sua carreira.
Esse modelo de treinamento para o mercado de trabalho não deixa de ser mais democrático, pois aumenta o acesso ao ensino, colaborando para que as pessoas que não tem diploma tenham chances de subir na carreira também, além da facilidade ao acesso pois muitos deles são online.
Esse tipo de curso gera um certificado de qualificação profissional, o que vai melhorar o currículo e a questão da empregabilidade individual.
Para quem já tem formação profissional os cursos livres também são interessantes, pois funcionam como uma reciclagem rápida de conteúdo, logo, conclui-se também que a escolha do curso é muito importante, devendo priorizar áreas próximas e similares da ocupação pretendida no mercado de trabalho.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional
Na área corporativa como Administradora de Empresas desde 1997, trabalhei como Gestora em diversas empresas e desenvolvimento de plano de negócios.Professora e Palestrante desde 2000, Licenciada, Especialização em Logística e Gestão Escolar, Orientadora de TCC, trabalha como Educadora em várias instituições de ensino profissional.Focada no Desenvolvimento e Autoconhecimento para Sensibilização e Despertar da Consciência para o Crescimento Pessoal e Profissional Sustentável e Contínuo. Na área humana, estudou Psicologia Organizacional, exerce a Terapia Quântica, Consteladora Sistêmica Individual e Cabalística entre outras práticas.