Alguém já ouviu falar em pessoas que desejam se tornar ricas na profissão de professor? Claro que não! Logo escolher ser professor “de dentro para fora” é a única maneira de se obter sucesso real nessa profissão.
Quando digo professor “de dentro para fora”, significa sentir dentro de si o prazer em explicar e compartilhar, e, mais do que isso, prazer em ver que as pessoas estão entendendo e adquirindo de fato esse conhecimento que está sendo dividido.
Um bom professor deve ter várias características básicas, como: saber explicar o conteúdo com clareza; ser criativo com atividades extras curriculares diferenciadas; perceber e respeitar a individualidade do aluno; saber usar a tecnologia a seu favor e acompanhar os alunos que tem possuem dificuldade.
A mediação nas situações de ensino também é responsabilidade do professor, que ficará entre o aluno e o saber, mas não mais de uma forma monopolizante. O papel do professor é fundamental no aprendizado e na construção do saber, e isso pode e deve transcender a sala de aula, pois muitos alunos tiveram uma grande influência de vida exercida por algum professor.
Ser professor “de dentro para fora” é acreditar que a educação transforma vidas! É sentir, planejar, e se interar da comunicação com seus alunos, ou seja, não adianta ter conhecimento se não souber repassá-lo e acima de tudo, fazer uma leitura ampla deste aluno além dos portões da escola. Além disso, deve-se estimular que os alunos ampliem suas consciências, pensando sempre no resultado das suas escolhas de vida, evitando condutas inadequadas e colaborando na formação do aluno como cidadão.
Vale ressaltar que o diálogo sozinho é somente uma parte da comunicação, segundo Freire (1996) o tom de voz é mais importante ainda, e a postura corporal influencia mais que tudo ao transmitir o conhecimento. Ao se ensinar com amor e boa vontade o aprendizado vira uma troca, onde todos saem ganhando, pois o professor também aprende, além de participar da formação de um ser humano para o futuro.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional