Se você quer ter êxito no teu empreendimento, preste atenção nessas 10 dicas que você jamais deve cometer ao abrir um negócio:
- Não fazer um bom plano de negócios
O Plano de Negócio é um documento primordial para uma empresa, nele estão descritos os objetivos do negócio, planejamento a pequeno, médio e longo prazo, operacionalização, marketing, estruturas, recursos humanos, produção, logística entre outros pontos incluindo as finanças. - Não se atentar à legislação
Muitos problemas podem ocorrer para uma empresa que não cumpre a legislação, gerando multas que podem prejudicar muito um negócio que está no estágio inicial. - Não avaliar o mercado
A análise de mercado é muito importante, pois ajuda a reconhecer os concorrentes e o perfil do público alvo, possibilitando a montagem de boas estratégias. - Não controlar o fluxo de caixa
Para um negócio em estágio inicial esse controle é mais importante ainda, pois se houver um problema financeiro nesse momento, poderá afetar o negócio por muito tempo, ou até inviabilizá-lo. - Não investir em tecnologia
Para ingressar com sucesso no mercado de trabalho hoje em dia é necessário o investimento em recursos tecnológicos que aperfeiçoem as ações da empresa, de modo que seja realizada pesquisas antecipadas sobre o comportamento e uso de equipamentos neste quesito para cada segmento de mercado. - Não ter um bom atendimento pós venda
O bom atendimento pós-venda ajuda a garantir um cliente fiel, e para além disso, dita a imagem que o consumidor terá da sua marca. - Misturar finanças pessoais e da empresa
O dono da empresa deve ter um “salário definido”, também conhecido como pró-labore, pois não é correto utilizar dinheiro da empresa para despesas próprias, nem utilizar dinheiro pessoal para pagar despesas da empresa, isso confunde e prejudica o controle financeiro. - Não contratar bons profissionais
Além de capacidade dentro da função que será exercida é claro, algumas características são necessárias num bom funcionário, como honestidade, pró-atividade, e busca por conhecimento. - Não registrar a marca
Nunca cometa o erro de não registrar sua marca, porque o registro garante a segurança legal da empresa. - Oferecer um produto sem diferencial
Esse item parece um pouco com a análise de mercado, porém com mais foco no produto em si, afinal são muitos os produtos e serviços oferecidos hoje em dia, e o diferencial deles é o que vai garantir sucesso.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional