A ideia de gerar valor para o cliente vem da nova relação entre o consumidor e a empresa, que busca ter transparência corporativa e ser representativa entre o público.
Á seguir, escolhi oito dicas para criar estratégias e gerar valores aos clientes:
- Entenda o que representa valor para o cliente
Sabendo as preferências e condições do cliente, é mais fácil acertar na oferta de um produto ou serviço e valorar da forma correta. - Apresente o produto com originalidade
O ideal nesse sentido é que sua empresa seja tão original que não possa ser confundida com outra concorrente, lembrando que apesar de ter muito a ver, originalidade não se resume a criatividade. - Crie boas experiências e lembranças da marca
As organizações que permitem boas experiências, transmitindo mais conforto e segurança aos consumidores, aumentam o valor para o seu público. - Ouça a opinião do consumidor
As críticas devem sempre ser encaradas como construtivas, e mais do que isso devem servir de base para melhorias. Nunca deixe de dar valor a uma opinião pública. - Utilize boas estratégias de marketing
Essa dica se parece um pouco com a terceira, onde falamos de boas experiências, pois os comerciais muitas vezes nos transmitem sensações. Neste quesito, sempre é importante um planejamento – passo a passo com ideias e estratégias de marketing - Visão
A perspectiva de crescimento deve estar sempre sendo buscada pelas pessoas que trabalham na empresa. Isso ajuda a selecionar os trabalhadores, criando um valor já no início da empresa, e absorvendo aos pouco na estrutura da empresa. - Reciprocidade
Reconhecimento e boa remuneração são importantes, pois respeito pelo próximo é muito importante para gerar valor nas próprias organizações. - Equação de Kotler
Para criar valor ao cliente algumas pessoas gostam de utilizar equação Philip Kotler: [Valores Percebidos] – [Custos de Aquisição (não apenas monetários)] = Criação de Valor para o Cliente
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional