Dentre muitas definições, a respiração basicamente significa entrada de oxigênio e saída de gás carbônico, e a importância dela para o desenvolvimento humano é primordial, afinal é a primeira coisa que fazemos ao nascer, e a última antes de morrer.
Com o passar do tempo muitos se esquecem da maneira correta de respirar, e perdem muito com isso, pois a respiração correta ajuda a manter a calma, melhora a concentração, diminui ansiedade, ajuda na atividade física e aumenta a oxigenação das células do corpo humano.
Os pulmões não são músculos, são mais parecidos com duas “bexigas de festa” que ficam no tórax, separadas do abdômen por um músculo chamado diafragma, o qual se enche quando inspiramos e murcha quando expiramos.
A respiração correta para o desenvolvimento humano deve ser feita pelo abdômen, e não pelo peitoral. Sempre que o estado emocional se modifica, o ritmo da respiração muda junto, e isso é muito importante de se perceber.
As pessoas absorvem diversos tipos de energia, e uma delas é mais fluida, encontrada no ar, uma forma de energia quântica que se chama Prana.
Essa energia alimenta nosso lado emocional, espiritual e a nossa mente. A respiração é importante, pois influencia diretamente os chacras, fazendo toda diferença numa situação de emergência onde é necessário manter a calma e decidir pelo certo.
Assim como não utilizamos a capacidade total do cérebro, também não utilizamos nem perto da capacidade pulmonar máxima. Se pensarmos que ao absorver oxigênio e expelir gás carbônico também trocamos outros gases, podemos concluir também que ao respirarmos mais corretamente, vamos nutrir melhor nosso corpo e mente, afastando coisas negativas que nos prejudicam ao longo da vida.
O importante disso tudo não são os conceitos, e sim saber respirar corretamente e dando a devida importância a esse ato, afinal de todos os sentidos, o ato de respirar é imprescindível para a existência da vida, e ao fazer da maneira certa, encontraremos mais saúde e qualidade de vida.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional