É importante para sua empresa entender essa diferença.
Adolescentes e estudantes estão a todo tempo prestes a entrar no mercado de trabalho, e por isso é muito importante saber a diferença entre jovem aprendiz e estagiário.
Na modalidade de estágio o foco são estudantes matriculados na faculdade ou cursos profissionalizantes. Esses estagiários podem trabalhar nas empresas por até dois anos segundo a nova Lei do Estágio (n° 11.788/08) para pôr em prática toda a teoria da faculdade.
Os horários do estagiário também devem ser flexíveis respeitando sempre o calendário escolar.
O jovem aprendiz segue a Legislação Trabalhista, onde jovens de até 24 anos (mínimo 14 anos), que estejam fazendo um programa de aprendizagem numa ONG, Curso Técnico ou Sistema como Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop, e técnico-profissional.
Estes são contratados em regime de Consolidação das leis trabalhistas (CLT) por empresas brasileiras excluindo as micro e pequenas (Lei nº 9.841/99).
O jovem aprendiz não deve ser ocupante de cargos altos que exijam formação superior, mesmo que por pouco tempo, além de não poderem também realizar atividades noturnas ou consideradas perigosas.
Enquanto o jovem aprendiz segue a CLT, o estagiário não segue nenhum vínculo empregatício, sendo considerada uma prática de teor mais educacional mesmo.
O Ministério do Trabalho e Emprego garante que o jovem aprendiz ganhe salário mínimo por hora, conforme o piso estadual. Também deve ter outros benefícios como assistência médica.
Como o estagiário não tem esse vínculo com um empregador, a empresa que contrata o mesmo, geralmente concedMas uma coisa é certa, não importa se é um jovem aprendiz ou um estagiário, ambos podem ser contratados posteriormente, então o que as empresas buscam nos dois é criatividade, pontualidade, responsabilidade e iniciativa.
Resumindo, é importante conseguir um bom funcionário para compor o corpo de uma empresa, e esses jovens podem oferecer isso até num planejamento em longo prazo, basta entender a diferença entre jovem aprendiz e estagiário para escolher o ideal para sua empresa.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional
Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística.
Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.