A análise de mercado baseia-se no que os clientes querem ou esperam, e deve ser sempre utilizada para entender como o negócio está em relação aos concorrentes Uma análise mal feita pode gerar impactos negativos as empresas de todos os segmentos e tamanhos, inclusive a falência. As companhias que não perceberam ainda a importância da análise de mercado se perdem nas novas tecnologias e tendências, e viram empreendimentos defasados, enquanto as que o acompanham com eficácia e continuidade o mercado, se depara mais facilmente tanto com as ameaças quanto com as oportunidades, podendo impedir as primeiras e “agarrar” as segundas.
O mercado pode ser dividido em dois tipos, o primeiro é o ambiente externo, onde se consideram os aspectos políticos, econômicos e sociais; também as novas tecnologias e tendências de mercado. Já o microambiente é mais conectado a empresa, composto por concorrentes; clientes (atuais e potenciais); fornecedores e órgãos reguladores.
Numa empresa diariamente haverá necessidade de tomada de decisões importantes em relação às variáveis citadas acima, e tais escolhas precisam ser confiáveis, rápidas e eficientes, colaborando no acompanhamento dos indicadores de desempenho e nas variáveis de mercado.
Para entender melhor as informações obtidas na análise de mercado existe a BI (Busines Intelligence ou inteligência de Mercado), uma estratégia que utiliza ferramentas específicas para coleta e análise de dados, integrando os pontos fortes e fracos do negócio em uma única tela de fácil interpretação.
Resumindo, somente com a análise de mercado será possível saber o perfil dos clientes e a observação da estratégia dos concorrentes, gerando possibilidades de planos de ação diferenciados para a sua marca.
Estudos científicos apontam que a orientação gerada pela análise de mercado impacta positivamente no desempenho de desenvolvimento de pequenas e médias empresas também, garantindo que essa empresa ficará sempre à frente da concorrência, sempre preparada para cada mudança de mercado.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional