A análise de SWOT, ou Matriz SWOT é uma das ferramentas de gestão mais eficientes em aumentar a competitividade de uma empresa.
A Análise de SWOT é conhecida em português como “FOFA”, significando as próprias características analisadas na matriz: “forças, oportunidade, fraquezas e ameaças”. Ou seja, a partir do momento em que você tem conhecimento efetivo do seu mercado de atuação, a análise Swot além de ser uma ferramenta fácil de usar, permite a criação de Planos de estratégia para o seu negócio.
A matriz explora os pontos negativos e positivos do negócio e analisa as relações com o público e com a concorrência, gerando uma vantagem em relação à mesma, e isso para qualquer tipo de empresa ou situação corporativa.
Uma empresa em dia com a análise SWOT consegue visualizar e até aumentar as oportunidades, além de prever os pontos vulneráveis e contorná-los garantindo sucesso. As possibilidades de análise não são apenas para a empresa como um todo, mas também para itens mais específicos como projetos e objetivos.
Resumindo, os benefícios da análise SWOT são: maior segurança nas decisões; dividir e conhecer perspectivas; saber das possibilidades e riscos no caminho; identificar as mudanças necessárias; e, valorizar os pontos fortes do negócio.
Sempre que houver necessidade de reavaliação a análise pode ser repetida, porém como ela exige esforço de todos da empresa, é bom estipular uma periodicidade regular para que não seja um processo cansativo e com pouca relevância nas novidades. Um período de seis em seis meses pode ser interessante, como um relatório semestral.
Se a sua empresa não está usando essa técnica, pode ter certeza de que outra empresa em algum lugar está sim utilizando a matriz para se proteger e se promover levando em conta as fraquezas do concorrente, que pode ser você.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal & Organizacional