Desafios, aprendemos com eles? Ao longo de nossas vidas geralmente nos deparamos com muitos desafios, e isso tem um papel importante, pois é com eles que coletaremos valiosos aprendizados.
A chave para esse aprendizado é não se apegar ao que aconteceu, não se pode modificar o passado, porém é possível e necessário buscar um futuro melhor, mas isso sem arrastar sofrimento, e sim da maneira mais leve o possível. É o que chamamos de ressignificar!
Como não entendemos como prever o futuro (isso é assunto para um outro post), podemos trabalhar um movimento interior de ser confiantes e positivos com os acontecimentos da vida. Todos nós já vivemos grandes desafios e passamos por muita coisa, uns maiores, outros menores, e dependendo de cada pessoa essa intensidade se modifica de acordo com o desafio, trabalhar para focar nesses grandes aprendizados que a vida traz, e sempre agradecer pelas coisas boas ou pelos desafios, já que estes irão te tornar uma pessoa diferente e com perspectivas alternadas sobre a vida e como você se coloca nesses cenários !
Outro ponto importante é ter em mente que todo desafio tem solução, mesmo que não enxerguemos de imediato, focar na sua paz é o que permitirá que sua mente silencie o medo e as ansiedades! Nos lembrar de que a resposta para esse desafio que tem o tom de problema, não é culpa de terceiros, e se pudermos praticar isso não repetiremos os mesmos erros ciclicamente.
Agir dessa forma é um treino, mas o ideal é entendermos que as pessoas que chamamos de inimigos, na verdade estão nos dando lições de vida, e conseguir enxergar essa pessoa dessa forma, é o primeiro passo para o bem constante.
Assim como a gente aprende a andar caindo, os desafios da vida são momentos de crescimento e autoconhecimento, a resiliência nessas situações facilita a ampliação da consciência e dos pensamentos. Desafios, aprendemos com eles? Se questione, exercite !
Como dica também, uma ferramenta que auxilia de forma significativa neste processo é o Ho’oponopono, que é uma prática havaiana antiga, com vista à reconciliação e ao perdão, é composta por quatro frases, que mediante as situações de desafio, você pronuncia (pode ser em voz alto ou no pensamento): Sinto muito; Me perdoe; Eu te amo; Sou grato.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional