Lidar com as divergências e impasses entre as pessoas e os grupos que compõem uma organização, dicas de intervenção na gestão de conflitos é um tópico essencial na manutenção dos recursos humanos.
Quando várias pessoas são colocadas para interagir em um mesmo ambiente, é inevitável que surjam conflitos. Todos nós temos opiniões, personalidades, valores e ideias diferentes, e quando confrontados com visões conflitantes a nossa, por vezes não conseguimos lidar com a situação da melhor maneira. Tudo isso é muito natural, e nem sempre esses atritos simbolizam algo ruim; quando administrados da maneira correta, podem inclusive levar a inovações e melhorias no funcionamento da organização. Entretanto, para que isso aconteça, é muito importante saber administrar esses embates, e é aí que entra um fator muito importante: dicas de intervenção na gestão de conflitos.
Gestão de Conflitos
Visando identificar e lidar com as divergências e impasses entre as pessoas e os grupos que compõem uma organização, a gestão de conflitos é um tópico essencial na manutenção dos recursos humanos. A ideia pode parecer um pouco difícil de ser executada, mas hoje vou trazer algumas dicas de intervenção na gestão de conflitos que com certeza irão te ajudar nesse processo.
Aceite os conflitos que surgirão
Como dito anteriormente, os conflitos são inevitáveis em um local de interação entre pessoas diferentes. Tendo isso em vista, o melhor a fazer é aceitar sua inevitabilidade e, ao invés de tentar fechar os olhos para isso, estudar e trabalhar para conseguir resolvê-los da melhor maneira quando aparecerem.
Não amenize o problema
Reconhecer os conflitos que surgem dentro da organização é apenas o primeiro passo para uma boa gestão. Em seguida, deve-se buscar resolver o conflito de fato, e não tentar minimizar a situação de qualquer maneira. Isso só irá piorar a situação, uma vez que seus colaboradores irão interpretar sua tentativa de contornar o problema como indiferença ou até mesmo negligência.
Aposte no diálogo
Uma boa comunicação é elemento chave na gestão de conflitos. Promova uma conversa entre as duas partes conflitantes e atue como mediador. Assim, conseguirá descobrir a fundo a causa do conflito, identificar as diferenças que levaram e ele e as semelhanças que podem ser usadas como ferramenta para solucioná-lo.
Cuide do clima organizacional
Busque sempre ouvir as opiniões de seus colaboradores. Assim, saberá exatamente o que deve ser melhorado e conseguirá trabalhar para manter um clima saudável e agradável no ambiente de trabalho.
Incentive a cooperação entre colaboradores
Se seus colaboradores estiverem entrosados e sempre em contato, é mais difícil que tenham conflitos constantes. Para construir esse bom relacionamento, proponha atividades e ferramentas para incentivar a cooperação entre as pessoas. Faça sessões de brainstorming, exercícios em equipe, etc.
Agora, é só aplicar essas dicas de intervenção na gestão de conflitos na sua organização e garantir um ótimo ambiente de trabalho – tanto para você quanto para seus colaboradores.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional – Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística. Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.