Descubra o que é e como o gráfico Dente de Serra é usado no controle de estoque
Qual a definição de gráfico Dente de Serra?
Esse é um tipo de gráfico que facilita a visualização do comportamento de dados ao longo do tempo de forma clara, e seu nome se dá em função da sua forma, que lembra os dentes de um serrote. O gráfico Dente de Serra é muito utilizado para auxiliar na análise de estoque, pois pode mostrar as flutuações das cargas e, dessa forma, permitir um maior controle e uma visão mais completa do armazenamento de mercadorias.
A partir de sua análise, é possível identificar a necessidade de substituição, por exemplo, uma vez que permite a introdução de um ponto de reposição por meio de um valor mínimo que o estoque deve atingir. Assim, o ato de reposição e a solicitação de novas mercadorias têm embasamento.
Tudo isso não parte de uma simples vontade do empresário, então, isso significa que os dados extraídos tornam possível a tomada de decisões mais eficazes. Além disso, com o uso do gráfico Dente de Serra, ainda é possível prever padrões de consumo e adiantar processos mediante projeções estatísticas.
Modelo
Como fazer um gráfico Dente de Serra?
Você pode fazê-lo a mão, usar o Excel ou utilizar algum software especializado. O cálculo é feito seguindo a seguinte fórmula: ROP = d x LT
ROP = quantidade de pontos de reposição
d = taxa de demanda
LT = prazo médio de entrega
A correta gestão de estoque é imprescindível em qualquer negócio, independentemente do ramo, pois afeta diretamente a lucratividade. Essa é também uma ótima forma de evitar prejuízos, além de que, um processo logístico eficiente, permite otimizar custos, sendo uma excelente ferramenta para gerar eficiência nos processos, reduzir gastos e minimizar o tempo de movimentação de cargas. É por isso que cada vez mais as empresas estão investindo em tecnologias e inovações que possam automatizar e melhorar ainda mais a cadeia logística.
Agora que você sabe qual a importância de uma gestão de estoque eficiente, pode começar a usar o gráfico Dente de Serra para ajudar a agilizar a análise de dados. Gostou desse artigo? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo com quem você acha que pode se beneficiar e continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado!
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional – Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística. Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.