Para uma empresa funcionar bem os gestores devem entender a importância das pesquisas internas organizacionais, já que somente dessa forma será possível fazer a manutenção periódica necessária no clima organizacional.
A pesquisa de clima é necessária para saber exatamente como os colaboradores estão se sentindo, se estão insatisfeitos ou algo do gênero, é como um feedback dos mesmos, sejam eles empregados, fornecedores, prestadores de serviços, entre outros.
As decisões de uma empresa são tomadas com base em vários tipos de informações, e saber como está o clima interno organizacional é uma delas, pois isso irá levar a decisões mais assertivas.
Uma empresa precisa de profissionais responsáveis, qualificados e sempre motivados para que a mesma obtenha sucesso, e para isso ocorrer é necessária uma comunicação eficiente para que ninguém se sinta mal em falar e admitir o que incomoda, e dar a chance disso ser melhorado e modificado.
As pesquisas internas organizacional ajudam a identificar problemas entre os profissionais ou conflitos no ambiente de trabalho, além de poder verificar se a equipe aceitará bem novos projetos, e se empenhará na realização dos mesmos.
É muito difícil um funcionário se sentir a vontade para dizer sua opinião para o chefe, logo à pesquisa também ajuda nisso, pois ao ser indagado sobre sua opinião, ele se sente valorizado. Mais do que isso, ele sente que faz parte de fato do negócio, e realmente “veste a camisa”. Claro, desde que na pesquisa num primeiro momento principalmente, não seja obrigatória a identificação. Ou seja, propor pesquisas anônimas num primeiro momento.
Podemos então entender que a importância da pesquisa interna organizacional é gerar um diagnóstico empresarial indicando como a empresa está indo em relação ao fator humano, para melhorar sua estratégia seguindo para um clima organizacional cada vez mais positivo, melhorando possíveis ambientes tóxicos ou que se vê a necessidade de alguma reestruturação.
Se a pesquisa for feita corretamente e de tempos em tempos, ela se torna uma importante ferramenta para aperfeiçoar o ambiente corporativo, caminhando sempre para melhorias na empresa e na vida dos colaboradores. Proporcionando não só melhores resultados mas qualidade de vida.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional
Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.
Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística.