Como posso parar de me frustrar e conscientizar que os desafios também fazem parte da solução no alcance da felicidade ? Como eu processo e entendo estes desafios na busca e aplicação das soluções também fazem parte da história da vida de cada um, e nela também se contempla o caminhar feliz.
Dizem que a felicidade é um estado de espírito, e essa informação está correta, pois é o seu estado interior que vai definir como se sentirá por fora, e não o oposto.
Um estado de espírito ruim pode ser devido à ansiedade, preocupações, medos, depressão, entre outros. Já um estado feliz pode ser interpretado como gratidão, equilíbrio, ânimo e sensações do tipo.
Num bom estado de espírito, você acaba acertando mais nas suas escolhas, já quando está num estado de “sofrência”, o cérebro começa a não pensar direito e você acaba “nadando contra a correnteza” muitas vezes.
Quando estamos nesse estado de não felicidade, não adianta querer fazer mudanças no comportamento das pessoas, por exemplo, pois será tudo apenas uma grande reclamação. Isso porque não é possível controlar nada do que vivemos tentando controlar o mundo, porém é possível controlar a forma de reagir aos acontecimentos.
Para viver num estado de felicidade na maior parte do tempo, direcionar os pensamentos para isso, observando mais nos pequenos momentos de magia que vivemos a todo instante, como uma bela chuva numa tarde quente, filhotes brincando, uma boa conversa, desfrutar da companhia das pessoas que você tem afinidade, família, enfim, coisas simples da vida, mas que dão prazer e felicidade nos reconectando ao belo e simples da natureza, com quem sempre fomos um.
Ser otimista é uma das qualidades que se pode ter para ajudar a se manter em estado de felicidade, mas é claro que nada em exagero faz muito bem, pois as pessoas que estão passando por problemas, muitas vezes se sentem piores ao se deparar com esse “otimismo não genuíno”.
Hoje em dia a publicidade nas redes sociais parece estar ligada diretamente a uma falsa felicidade, pois ninguém posta momentos tristes ou difíceis, e sim apenas momentos felizes, logo fica parecendo que todo mundo está feliz o tempo todo, o que acaba deprimindo muitas pessoas.
O importante disso tudo é perceber que a felicidade não significa uma vida livre de problemas, e sim como você vai lidar com eles, pois num estado feliz, acaba encontrando as mais diversas soluções para articular com os desafios que a vida no seu dia a dia nos traz.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional
Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística.
Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.