O conceito de logística 4.0 começou a ser usado após a revolução industrial, com objetivo de utilizar a tecnologia para o crescimento organizacional nos negócios.
A maneira com que as empresas ou até mesmo as pessoas fazem todo tipo de atividade vem passando por uma constante evolução, mais precisamente uma modernização, daí vem os termos “versão 2.0”, “3.0” e agora o já citado ”4.0”.Antes do termo “logística 4.0”, surgiu o termo “indústria 4.0” (quarta revolução industrial), que teve como objetivo realizar autodiagnósticos e auto-otimizações baseando-se em tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, entre outros.
O mercado e consequentemente a economia, são diretamente afetados por essas atualizações que aparecem a cada dia no mundo moderno, como por exemplo: no modelo tradicional, a produção era feita em grande escala, com grandes estoques para não faltar produto. Conforme a tecnologia avançou, o foco foi para o que o cliente realmente quer inclusive itens personalizados, ou seja, no modelo 4.0 a preocupação é com a conectividade, tecnologia, marketing, e os estoques praticamente não existem mais.
As empresas e indústrias hoje em dia são muito mais personalizadas e com eficiência em alta pois fabricam somente o que já vai ser vendido, ou seja, o mínimo necessário, e a distribuição da produção também precisa de logística que acompanhe todas essas novidades, daí a “4.0”.
Os benefícios da logística 4.0 são muitos, o primeiro obviamente é a redução de perdas e de custos, já que a produção é mínima já para não sobrar produto mesmo. Outra coisa positiva é melhoria da análise de dados, e também o aumento e satisfação dos clientes, pois o consumidor percebe as modernizações realizadas, tendo um ganho de qualidade no serviço adquirido.
A logística 4.0 já é uma realidade no mercado, e as empresas necessitam investir em tecnologias e profissionalizações, afim de acompanhar a evolução.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional
Na área corporativa como Administradora de Empresas desde 1997, trabalhei como Gestora em diversas empresas e desenvolvimento de plano de negócios.Professora e Palestrante desde 2000, Licenciada, Especialização em Logística e Gestão Escolar, Orientadora de TCC, trabalha como Educadora em várias instituições de ensino profissional.Focada no Desenvolvimento e Autoconhecimento para Sensibilização e Despertar da Consciência para o Crescimento Pessoal e Profissional Sustentável e Contínuo. Na área humana, estudou Psicologia Organizacional, exerce a Terapia Quântica, Consteladora Sistêmica Individual e Cabalística entre outras práticas.