O conceito básico de Startup é uma companhia inovadora que está começando e que tenha um modelo de negócio escalável que possa ser repetido. Isso significa basicamente que a empresa vai gerar seus lucros e adquirir cada vez mais clientes em pouco tempo mantendo o mesmo modelo econômico.
O termo Startup é muito atual, começando a ser utilizado popularmente nos anos 90, pois nessa época houve uma explosão de empreendedores associadas à tecnologia de alguma forma, e que conseguiram obter negócios sustentáveis e muito lucrativos.
Muitas empresas que surgiram nesse período ainda estão ativas, e mais do que isso, lucrativas até os dias de hoje, como a Google e o Facebook. Outras Startups ainda mais recentes e que fizeram muito sucesso rapidamente são o Uber e o Instagram, entretanto é claro que se deve tomar cuidado nessa fase inicial e pensar direito em todos os passos, assim como em qualquer outro investimento.
Algumas particularidades diferenciam as Startups das empresas tradicionais, e a primeira delas é maior possibilidade de crescimento das primeiras, pois elas tem algo que pode vender para um mercado muito grande em pouco tempo, como tipos de tecnologia. Por isso a maioria das Startups é tecnológica, apesar disso não ser um pré requisito.
A segunda diferença está no tipo de financiamento, que muitas vezes vem de “investidores anjo” ou algo do tipo, e nas companhias tradicionais geralmente são mais utilizados empréstimos comuns.
A última diferença é que desde o início as Startups tem que ter uma estratégia de negócios “final” para apresentar aos investidores, já na outra versão isso não é necessário, o dono pode vender ou até lançar a empresa no mercado de ações, e ter as estratégias de curto, médio e longo prazo.
Depois que uma Startup se desenvolve e conclui seu plano de negócios, ela pode vir a ser uma grande empresa.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional