Você já teve uma grande ideia ? Se lembra como esses pensamentos inovadores chegaram até você ?
Os pensamentos inovadores para gerar ideias de negócio, pede que a gente dê um passo de mãos dadas com o que não é comum e habitual, precisamos dar espaço para a flexibilidade, esta parte que existe em cada um de nós e deixar ela fluir. Sempre pensamos primeiro na situação econômica do país e nos sentimos por algumas vezes empurrados a cada vez mais não ficar na inercia. O que de fato se torna contraditório porque é na inércia que as vezes os insights chegam.
Não existe fórmula para tudo dar sempre certo, mas a habilidade de se ter ideias criativas e inovadoras com certeza é uma aliada da humanidade na busca de boas soluções que respondam inclusive os questionamentos que a natureza tem nos cobrado, nossa perpetuação como pessoas que dependem dela e não que somente usufruem e pede cada vez mais.
Como buscar esse Ser criativo no campo das ideias? A criatividade é inerente a todos e está disponível, exige pesquisa, convivência, sociabilidade, desejo de mudança positiva, autodeterminação, desprendimento e muito mais. Utilizar diferentes tecnologias e manter a mente aberta é um dos caminhos para as pessoas e empresas começarem a inovar.
A invenção do serviço ou produto é importante, porém outro ponto que deve ser pensado igualmente é como será a inserção deles no mercado.
Alguns exemplos de pensamentos inovadores que se tornaram boas ideias de negócios são alguns aplicativos como o Tree 2 My Door que vende árvores de natal pela internet, ou o Patients Like Me, que conecta pessoas que estão passando ou já passaram por mesmos problemas de saúde, e a monetização fica por conta da venda de remédios.
É importante ressaltar que muitas ideias inovadoras são baseadas em situações simples que pareciam óbvias de resolver, porém que ainda não tinham sido resolvidas “por ninguém”.
O GroupOn também se enquadra nesse exemplo, pois comprar coletivamente sempre gerou economia, e a única novidade nisso foi juntar pessoas desconhecidas para fazer ou comprar certas coisas juntos.
Uma boa dica também é deixar seu pensamento livre e observar mais, tentando resolver os problemas, e não inventando os mesmos. Qualquer ideia ou pensamento interessante tenho um caderno de cabeceira e anote, pois pode não ser útil agora, e sim mais tarde, e não se deve ter medo de errar, pois os erros fazem parte dos acertos, e está tudo bem!.Se quiser também pode usar a tecnologia para essas anotações como o planner.
Buscar atualizações a medida que você tenha tempo ajuda com o surgimento das ideias inovadoras, e perceber em que parte as ideias dos outros não foram bem executadas também soma no processo, e isso pode ser feito participando de eventos sobre empreendedorismo, tecnologia, lendo e trocando experiências num simples bate papo informal. Lá vem o “insight”.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional
Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística.
Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.