A definição de Ponto de Equilíbrio Econômico é uma ferramenta de gestão financeira importante, pois identifica os valores mínimos de faturamento para não se chegar ao prejuízo. Nesse ponto o lucro da empresa é zero, ou seja, não há lucro, mas a venda dos produtos ou serviços está pagando as despesas fixas e custos.
Resumindo, o seu negócio tem que estar resultando exatamente ou superiormente ao que foi imaginado pelo investidor, e o Ponto de Equilíbrio Econômico vai dar essa informação.
O primeiro tipo de ponto é o Contábil, mais usado pelas empresas, dividindo-se os custos e despesas fixas pela margem de contribuição. Já o financeiro apesar de ser parecido com o contábil, elimina as depreciações do cálculo, focando somente nos gastos feitos para tocar o negócio. Por último, o ponto de equilíbrio econômico, onde é necessário acrescentar o “custo da oportunidade”, e esse é um conceito que parece mais “solto”, porém não é menos importante, pois se trata de “levar em conta” o ganho que alguém poderia ter se investisse de outra maneira por exemplo.
Lucro não é a mesma coisa que faturamento, e o cálculo do Ponto de Equilíbrio do negócio permite o planejamento de uma boa gestão que entende quando o mesmo está apenas se mantendo ou quando está realmente lucrando.
Muitas vezes para se vender mais, seja um produto, seja um serviço é preciso investir, o que logicamente aumenta os custos, logo qualquer tipo de empresa precisa saber sua capacidade máxima produtiva com a atual estrutura e sempre que for preciso recalcular o Ponto de Equilíbrio Econômico.
O resumo disso tudo é que sem essa ferramenta de gestão financeira não dá para saber o valor mínimo que se deve faturar para não causar prejuízos.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional
Se você precisa saber o seu Ponto de Equilíbrio tenho uma Planilha Grátis para Você