Tornando possível e mais fácil o uso de tabelas eletrônicas para gestão financeira, as planilhas como ferramentas de gestão de dados tiveram sua utilização formalizada na década de 80 com o lançamento do Excel.
No geral, o Excel é um sistema de planilhas que mudou o mundo para as pessoas que trabalham com organização de dados, dando liberdade para usar fórmulas matemáticas, cálculos, gráficos, armazenar grande quantidade de dados e gerenciá-los de forma prática.
O uso dessas planilhas elevou o nível da gestão das empresas, pois essa ferramenta vem sendo aperfeiçoada desde que foi lançada, e quando a internet foi popularizada à apenas alguns anos, o programa já estava se desenvolvendo muito bem.
As planilhas são necessárias para os relatórios financeiros, para controle de estoques, para elaboração de fluxo de caixa, orçamentos, entre outros.
Muitas empresas continuam a usar o Excel, porém ele é pago, então a solução foi a criação de programa similares e gratuitos.
A opção mais fácil é a planilha Google, que é criada se tiver um endereço válido da Gmail. Outra vantagem dela é que as planilhas ficam automaticamente salvas na nuvem, garantindo a segurança dos dados. Outro programa que salva as planilhas automaticamente na nuvem é o Zoho Sheet, e este é gratuito para até 25 pessoas, sendo ótimo para pequenas empresas.
Logo, já existem muitos sistemas de planilha gratuitos disponíveis para substituir o Excel.
Entretanto, outras organizações estão tentando usar tecnologias mais modernas por julgarem que esse sistema de planilhas está ultrapassado ou ineficiente. Os gestores alegam que as fórmulas são de fácil uso, porém precisam de experiência para aplicação, e que hoje existem outros softwares de gestão estratégica com menos propensão aos erros humanos por trás das planilhas. Além de tudo, alguns usuários alegam que o formato do programa é tedioso e com baixa visibilidade, sendo que para achar os erros, quanto melhor for a visibilidade melhor. No quesito empreender é fundamental a habilidade com essas ferramentas, além de colaborar com inúmeras análises.
Paula de Lima, Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional