O objetivo deste artigo é fazer com que você possa visualizar e estar iniciando a organização dos controles financeiros e econômicos que talvez sua empresa possa estar necessitando. O conjunto dessas ações que tem relação com a organização do planejamento, análise e dos controles financeiros das empresas, é a gestão financeira em si.
Primeiro passo de uma boa gestão é separar o dinheiro da empresa das finanças pessoais! Muitas empresas pequenas erram nessa etapa, misturando as retiradas num mesmo caixa. É muito importante combinar com os sócios quais serão os valores e períodos das retiradas, para não correr esses riscos.
Outro item importante para um bom empreendedor é a disciplina em si, pois é necessário muito foco para conseguir acompanhar os dados por completo. As empresas menores devem prestar mais atenção ainda nisso, pois como são mais frágeis precisam discutir o acompanhamento diário.
O conhecimento das datas, restrições de prazo, vencimentos de contas e coisas do tipo é primordial para iniciar o controle financeiro de uma empresa, assim como o orçamento anual que vai ajudar a obter e respeitar seus limites na hora de investir.
Outro ponto, é o fortalecimento da boa relação com fornecedores, mantendo a qualidade dos produtos e a abertura à negociações de boas condições de pagamento.
O estoque é uma parte importantíssima da organização do controle econômico de uma empresa, pois os produtos não podem ficar em falta levando à desistência nas vendas, entretanto, também seria uma situação ruim acumular produtos num espaço físico por muito tempo caso as vendas não estejam correspondendo às expectativas.
A tecnologia é um passo primordial para organização financeira, pois usando planilhas ou softwares de gestão financeira, o objetivo é o mesmo: organizar, guardar e utilizar os dados coletados do setor financeiro de um negócio.
A ação da gestão financeira está baseada em três frentes: Gestão do caixa no dia a dia, Gestão de investimento e Gestão de Crise. O ideal se estiver inseguro, é contratar um profissional da área. É importante além de iniciar estar iniciando a organização dos controles financeiros e econômicos, mesmo que contrate um profissional, você como o Gestor do negócio acompanhar estes dados e informações.
Paula de Lima – Administradora, Professora, Terapeuta Transpessoal e Organizacional
Na área corporativa como Administradora de Empresas desde 1997, trabalhei como Gestora em diversas empresas e desenvolvimento de plano de negócios.
Professora e Palestrante desde 2000, Licenciada, Especialização em Logística e Gestão Escolar, Orientadora de TCC, trabalha como Educadora em várias instituições de ensino profissional.
Focada no Desenvolvimento e Autoconhecimento para Sensibilização e Despertar da Consciência para o Crescimento Pessoal e Profissional Sustentável e Contínuo.
Na área humana, estudou Psicologia Organizacional, exerce a Terapia Quântica, Consteladora Sistêmica Individual e Cabalística entre outras práticas.