Reflexão colocando o momento no seu lugar na linha do tempo.
A importância de estar no momento “presente” é uma das bases fundamentais para cooperar com sua saúde emocional e viver em equilíbrio. Pesquisas indicam que metade do tempo não estamos no momento presente, vivendo sempre num mundo que só existe em nossas cabeças, com pensamentos sobre o futuro e o passado, além de afetar nossa força de decisão, cria-se um estado de ansiedade que ao longo do tempo pode se agravar. Não me refiro aqui a não ter planejamentos, muito pelo contrário, planejamento é um recurso de muito valor e essencial na vida pessoal e organizacional.
A maneira natural de se viver para um melhor bem estar é estar conciente do momento presente, pois nele estão nossos sonhos, desejos e verdades, além do que este tempo é onde estamos aqui e agora.
Ao viver pensando fora do presente, fazemos nossa mente pular de época em época, porem nosso corpo não. As situações mentais criadas podem ser boas ou ruins, e quando são ruins, começa o sofrimento.
Uma boa dica para se manter no momento “presente”, é prestar atenção em seu corpo, pois ele está sempre no presente. Foque na respiração, respire normalmente, mas preste atenção em como está fazendo, até perceber que está pensando somente no agora e sentindo o momento.

Ao se conectar consigo mesmo, a pessoa percebe as possibilidades e necessidades reais do momento, indo passo a passo lentamente no comando da própria vida.
Claro que deve haver planejamento futuro, porém deve-se fazer isso solucionando os possíveis problemas por partes, atuando e alimentando seu corpo com informações sadias, meditando, evitando o nervosismo ou angustiado com coisas que não aconteceram, e muitas vezes nem irão acontecer.
O passado são lembranças, as quais devemos acolher e respeitar dando um lugar seguro e de respeito já o futuro, esse sim está sendo construído agora. As pessoas que vivem pensando somente no futuro deixam de viver o presente, não passam pelas experiências do momento, deixando de aproveitar boas oportunidades, com a família, consigo mesmo, com amigos e até com momentos de lazer.
Muita gente está sendo diagnosticada atualmente com problemas de ansiedade, e, a mesma aparece quando se vive numa expectativa futura, constantemente preocupado com um modelo a ser atingido.
Vale a pena então estarmos sempre atentos para as sensações e emoções que chamamos de ruins, mas que elas no fundo nos ensina e impulsiona para um crescimento interior. Culpa, frustração do passado, viver em função da espera eterna pelo futuro isso é um “bomba” para todo nosso corpo e mente. Viver e estar no momento “presente” significa “existir” de fato e esse estado faz com que você tenha muito mais força para buscar e estar no centro da sua vida, se conectando e se fortalecendo estando conectado em plenitude com os valores essenciais que cada pessoa precisa.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional
Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística.
Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.