O financiamento para abrir um negócio é um crédito que pode ser disponibilizado para os empreendedores por instituições financeiras ou organizações de mercado que existem para esse fim.
Depois da escolha do tipo de negócio, da verificação da legitimidade dessa oportunidade de negócio, vem a parte financeira, ou seja, a reunião do capital necessário para montar a empresa.
Para fazer qualquer tipo de empréstimo é primordial demonstrar segurança, pois a instituição que vai emprestar precisa da garantia do pagamento, então é importante chegar com o plano de negócio atualizado.
Além do valor do mesmo, atente-se a alguns pontos ao pedir o empréstimo: a instituição financeira que vai procurar; os documentos necessários (que geralmente são RG, CPF, comprovante de residência e de rendimento); as linhas de crédito, que influenciam alterando taxas de juros e o tipo de pagamento. Sempre importante lembrar de prestar atenção ao valor mensal da parcela, para que não ultrapasse 30% do lucro da empresa e gere prejuízo logo no início dos negócios.
São muitas as opções disponíveis, como: Cheque especial; Conta garantida (juros mais baixos que do cheque especial); Leasing (opção de médio prazo ou mais para comprar máquinas e equipamentos); Empréstimo em si, que neste caso tem duas situações: os empréstimos no BNDES onde os juros são mais baixos e é necessário um projeto justificando os gastos, ou os empréstimos dos bancos comerciais, onde não é necessária justificativa, porém os juros são bem maiores.
Outra opção de empréstimo para abrir e empresa é a participação acionária, ou seja, arranjar um sócio para investir. Existe também o financiamento coletivo, que é a modernização da famosa “vaquinha” e já existe disponível em alguns sites.
Um meio alternativo de se conseguir o empréstimo para abrir a sua empresa são os “investidores anjo”, eles podem investir de R$50 a R$600 mil em pequenas e microempresas, e durante 5 anos terão o direito a 50% dos lucros e também existe um site para facilitar essa ação.
Paula de Lima Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional