Processo importante para quem deseja abrir, avaliar, reestruturar e buscar novos saberes e estratégias do negócio
Nesse texto falarei sobre como fazer uma consultoria empresarial iniciando de forma correta.
Muitas empresas já entenderam a necessidade de se investir em consultoria empresarial, pois a mesma significa um diagnóstico realizado por profissionais com objetivo de pensar e organizar estratégias corporativas e mudanças necessárias para o crescimento da empresa.
Sabe-se que hoje em dia as empresas precisam ser rápidas em aproveitar oportunidades e acompanhar o mercado, ao mesmo tempo em que reduzem custos, e que para isso existem outros profissionais específicos de gestão organizacional, e vamos explicar aqui um pouquinho sobre o que deve ser feito para fazer uma boa consultoria empresarial.
A primeira coisa a se pensar é que o trabalho de consultor empresarial é muito personalizável, pois cada empresa é um tipo de negócio diferente, e dentro delas existem áreas diferentes a serem trabalhadas, como finanças, vendas, RH, etc.
Depois de encontrar uma empresa cliente, o futuro consultor deve preparar o Diagnóstico Organizacional das áreas da mesma, pois ele é a base para outro passo, a formulação do Plano de Trabalho e Execução, que conterá também o cronograma.
Antes de elaborar o Plano de Trabalho é preciso fazer uma pesquisa de mercado, uma completa que tenha informações de clientes, fornecedores e colaboradores.
E, finalmente antes de começar a execução do Plano de Trabalho, é claro que é preciso fazer um contrato, assim como qualquer outra prestação de serviço.
Durante a execução do trabalho é primordial que tudo que foi proposto seja colocado em prática, e todos da corporação devem estar participativos.
Por último, devem ser feitas auditorias, pois elas que comprovam e avaliam o que foi realizado através das visitas de fiscalização.
Um profissional eficiente deve estar muito bem informado sobre o assunto que está sendo consultado, estar por dentro do segmento de negócio e é preciso também verificar quais são as licenças ou certificações necessárias para atuar na área.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Organizacional
Gestora em diversas empresas e para Pessoa Física desde 1992, Desenvolvimento de Projetos e Plano de Negócios, Professora desde 2006 atuando em Instituições sem Fins Lucrativos, Escolas Técnicas, Cursos Livres e Particulares, Terapeuta Organizacional desde 2012. Formada em Administração de Empresas em 1997, Licenciada, Capacitada para Orientação de TCC, Especialização em Logística e Gestão Escolar. Na área humana, qualificada em Psicologia Organizacional, Terapia Quântica, Constelação Sistêmica Individual e Cabalística.
Minha missão é transformar, educar e ajudar pessoas e empresas com técnicas para negócios, saúde mental e emocional.
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