Todo gestor precisa dar a devida importância para ás técnicas de atendimento ao cliente, pois a cobrança é cada vez maior por parte dos consumidores, assim como a oferta do serviço similar e concorrente em outro local.
O cliente de hoje em dia tem muito mais acesso a informação, e estão cada vez mais em busca de um bom atendimento, e devido a isso, alguns pontos devem ser estudados para garantia do sucesso da empresa.
O atendimento ao cliente em si, é a maneira com que se oferece o serviço e o suporte do serviço para os clientes, pois não adianta somente vender bem, e, por exemplo, na hora da troca dar uma experiência ruim ao consumidor.
Pense no atendimento como uma ajuda que aquele consumidor veio pedir a você e que você tem que ajudar da melhor maneira possível, pois ele confiou que você pode resolvê-lo de fato.
O ideal é oferecer um atendimento rápido e claro, e focando em fazer o cliente se sentir especial. Quando isso não acontece, a maioria dos consumidores mudará de local ou produto para realizar a compra.
A falha no atendimento ao cliente com certeza pode fadar um negócio ao fracasso.
As técnicas de atendimento ao cliente mudaram com o tempo, assim como as tecnologias. Um bom exemplo são as redes sociais e outras plataformas, conectadas á nuvem. O que é importante disso? Os consumidores querem atenção muitas vezes fora do horário comercial ou de locais específicos, e assim isso foi dado a eles de forma simples.
Independente das técnicas de atendimento ao cliente, um bom atendimento dele ter muito mais que educação, afinal, esse tipo de coisa é o mínimo que uma empresa deve oferecer.
A importância principal de oferecer um bom atendimento ao cliente, é que o gestor consegue diminuir as ocorrências com problemas que aparecem e ainda garantir que o mesmo retorne para compras posteriores, sem contar, com a boa indicação, como já citei, hoje com as redes sociais tudo se espalha rapidamente, seja a referência boa ou a ruim ! Para complementar esta leitura também indico meu artigo 10 erros que você jamais deve cometer ao abrir um negócio.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional
Na área corporativa como Administradora de Empresas desde 1997, trabalhei como Gestora em diversas empresas e desenvolvimento de plano de negócios.Professora e Palestrante desde 2000, Licenciada, Especialização em Logística e Gestão Escolar, Orientadora de TCC, trabalha como Educadora em várias instituições de ensino profissional.Focada no Desenvolvimento e Autoconhecimento para Sensibilização e Despertar da Consciência para o Crescimento Pessoal e Profissional Sustentável e Contínuo. Na área humana, estudou Psicologia Organizacional, exerce a Terapia Quântica, Consteladora Sistêmica Individual e Cabalística entre outras práticas.