O plano de contas aplicado a estratégia tem o objetivo de entender quais as melhores decisões econômicas e financeiras que a empresa precisa priorizar e desenvolver em um rol de ações a fim de atingir um resultado esperado. Em tese normalmente o plano de contas é um grupo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade e deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas para montar um sistema de contabilidade seguro que possibilite a visão consistente de resultados.
Cada negócio tem um plano de contas diferente, entretanto para funcionar de fato é necessária uma estrutura base para registrar e utilizar as informações que realmente serão úteis.
Na hora de fazer o plano de contas deve-se ter uma visão mais ampla e pensar no futuro, entender os objetivos e metas que se pretendem alcançar dentro de um determinado período, adicionando até mesmas possíveis aquisições futuras ou crescimento do negócio. As categorias básicas necessárias ao plano de contas são: Ativos, Passivos, Receitas e Despesas.
São muitos os motivos para atualizar periodicamente o plano de contas, e o principal deles é que ele é indispensável para se oferecer análises consistentes, dando uma visão maior dos resultados, pois ao ter conhecimento exato dos valores das categorias citadas, é mais simples para o empreendedor pensar se investe ou não, ou qual decisão tomar.
Além de favorecer muito a visão de resultados, o plano de contas aplicado a estratégia, trata-se avaliação olhando o todo da organização, ou apenas uma parte dela, tudo depende de qual ponto desejamos atingir. Desde de um simples controle de custo até novas aquisições e ampliação do negócio. Também é utilizado como estratégia para análise de diminuir os custos, pois com toda entrada e saída bem detalhada e organizada dá para entender onde está precisando mais de investimento e onde não se deve investir.
O plano de contas também ajuda a seguir com o fisco regular, e até a calcular corretamente os impostos, coisa que todo empreendedor já teve algum problema ou dificuldade.
O aumento da transparência financeira de uma empresa também é obtido através do plano de contas, parece bobeira, mas não é! Quanto mais clara a contabilidade de uma empresa, menos ela tem a dever.
Essas questões todas são importantes e positivas, e o conjunto delas é necessário para o sucesso contábil, e, consequentemente, usar esta ferramenta tão importante para as tomadas de decisões da empresa.
Paula de Lima – Administradora, Professora e Terapeuta Transpessoal e Organizacional
Na área corporativa como Administradora de Empresas desde 1997, trabalhei como Gestora em diversas empresas e desenvolvimento de plano de negócios.Professora e Palestrante desde 2000, Licenciada, Especialização em Logística e Gestão Escolar, Orientadora de TCC, trabalha como Educadora em várias instituições de ensino profissional.Focada no Desenvolvimento e Autoconhecimento para Sensibilização e Despertar da Consciência para o Crescimento Pessoal e Profissional Sustentável e Contínuo. Na área humana, estudou Psicologia Organizacional, exerce a Terapia Quântica, Consteladora Sistêmica Individual e Cabalística entre outras práticas