Para que serve o Plano de Negócios?
O Plano de Negócios é a primeira coisa que se deve fazer ao abrir uma empresa, ele funciona como uma ferramenta de orientação, um documento onde deve estar descrito detalhadamente todo o planejamento das ações que serão realizadas para chegar aos objetivos (que também devem estar descritos) do negócio.
Esse documento é um instrumento de planejamento da construção ou melhoria (caso a empresa já seja atuante no mercado) de qualquer empresa, por isso deve ser feito com paciência, atenção e muita organização.
Uma das utilidades do Plano de Negócios é a antecipação da viabilidade da sua ideia, ou seja, ele mostra se vai “valer a pena” abrir o negócio, ou mesmo aumentá-lo. Ele permite que o gestor visualize os erros antes de cometê-los. Se o documento for bem feito, será possível planejar o negócio não só em médio, mas até em longo prazo!
Outra função do Plano de Negócios é informar o gestor sobre as questões de mercado, como o perfil dos clientes, quantidade e perfil de concorrentes e melhores fornecedores.
Ao ajudar na pesquisa de mercado o documento permite que a empresa forneça os produtos/serviços de qualidade os quais a concorrência não conseguiu suprir a demanda.
Outra possível função do Plano de Negócios é facilitar a solicitação de um empréstimo para abertura da empresa, pois ao formalizar as ideias colocando-as de forma bem estruturada no papel, se passa a imagem de planejamento e confiança do administrador e da empresa em si.
Resumindo, o Plano de Negócios permite ao gestor examinar a viabilidade do empreendimento em questões de mercado, operacionais ou financeiras, ao mesmo tempo em que avalia o desempenho atual e futuro da empresa, gerando um planejamento com estratégia. Além disso, é uma importante ferramenta para incentivar empréstimos de banco e ações positivas de investidores.